The Fairy Bible (Teresa Moorey)

  31/08/2017

The Fairy Bible o guia definitivo para o mundo das fadas

Como não desejar um livro com o nome “A Bíblia das Fadas”? Impossível! Desde que assisti esse vídeo fiquei apaixonada. E o livro é exatamente o que o nome sugere: um guia para o mundo das fadas, cheio de mitologia, lindas ilustrações e sugestões de como trazer as fadas para a nossa vida.

O livro é super grosso. São 400 páginas grossas, brilhantes e todas ilustradas. Pelo título eu imaginei que falaria apenas dos seres que são mais comumente associados ao reino das fadas, como dríades, pixies, a rainha Áine, e por aí vai. Mas, na verdade, o livro fala sobre seres encantados em geral, incluindo diversos deuses e outras criaturas mitológicas (tem até a esfinge!).

The Fairy Bible o guia definitivo para o mundo das fadas

A ideia do livro é que você possa conhecer um pouquinho sobre o maior número de criaturas possível, em vez de conhecer apenas algumas profundamente. Assim, dá para entrar em contato com vários seres encantados e, se você quiser, depois pode pesquisar mais sobre os seus favoritos.

Além das explicações sobre cada fada, todos os capítulos têm dicas sobre como nos aproximar mais das fadas, tanto na imaginação quanto em casa e na natureza. São muitas ideias para deixar a vida mais mágica <3

The Fairy Bible o guia definitivo para o mundo das fadas

O livro é dividido em doze capítulos. A Introdução conta algumas histórias de encontros entre humanos e fadas, dá dicas de como sentir a presença das fadas e também de como se proteger das fadas com más intenções. O segundo capítulo, O Reino das Fadas, descreve vários aspectos desse mundo mágico, como roupas, músicas e festivais. Também fala sobre as plantas e os animais ligados ao reino das fadas, além dos lugares em que esse reino se encontra com nosso mundo, como os famosos “fairy rings” (aqueles círculos de cogumelos no meio da floresta).

The Fairy Bible o guia definitivo para o mundo das fadas

Os próximos oito capítulos dividem os seres encantados entre água, ar, fogo, terra, nosso lar, flores, árvores e clima. Os capítulos começam com uma breve explicação sobre o tema, por exemplo, “o ar está associado a pensamentos e comunicação” e as características daquelas fadas, por exemplo, “espíritos do fogo estão presentes tanto na chama de uma vela quanto em vulcões e até no nosso próprio metabolismo, um tipo de combustão invisível a olho nú”. Logo depois vem as descrições das fadas relacionadas ao tema do capítulo. Essa parte conta lendas sobre a fada, o que ela simboliza, uma lição que ela pode ensinar aos humanos, dentre várias outras coisas.

The Fairy Bible o guia definitivo para o mundo das fadas

O final de cada capítulo tem ainda mais informações incríveis. São sugestões sobre como se conectar com esse tipo de fada em casa e na natureza, ideias para montar um espacinho na sua casa em homenagem a essas fadas, dois feitiços em que as fadas podem te ajudar e duas meditações para entrar em contato com elas. É muita coisa mesmo!

Os últimos capítulos são um dicionário de fadas dividido pela mitologia em que cada fada está inserida e uma bibliografia selecionada.

The Fairy Bible o guia definitivo para o mundo das fadas

Amei demais esse livro <3 É daqueles pra se ter e consultar sempre, especialmente quando você quiser se lembrar de algum ensinamento ou ser inspirado pelas histórias das fadas. Conhecer todas essas histórias e ideias para estar mais próximo das fadas com certeza deixou minha vida mais mágica. Recomendo muito esse livro para todos os amantes do assunto.

Se você quiser conhecer mais livros sobre fadas, tem 5 indicações nesse outro post.

E você, qual é seu livro favorito sobre fadas? Me conta nos comentários 🙂

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *