Rituais sazonais para se conectar com as fadas – Solstícios e Equinócios

  18/05/2018
Rituais sazonais da cultura celta para se conectar com as fadas: Samhaim, Solstício de Inverno, Imbolc, Equinócio de primavera, Bealtaine, Solstício de Verão, Lúnasa e Equinócio de Outono

Photo by Annie Theby on Unsplash

Os rituais sazonais são um ciclo de 8 datas celebradas ao longo do ano para reconhecer e honrar as mudanças das estações. Essas datas se originaram na cultura celta e fazem parte de muitas religiões neopagãs. Na Bruxaria Feérica, a religião moderna das fadas, não é diferente.

Quatro dessas datas correspondem aos chamados Festivais do Fogo: Samhaim, Imbolc, Bealtaine e Lúnasa. As outras quatro marcam o início de cada estação do ano e correspondem aos solstícios e equinócios.

A seguir estão descritos o significado e os rituais associados a cada um dos solstícios e equinócios segundo a Bruxaria Feérica. Para saber mais sobre os solstícios e equinócios, você pode acessar esse post aqui.

Mas antes, uma pequena explicação sobre as particularidades da Bruxaria Feérica.

Rituais sazonais na Bruxaria Feérica

Todas as tradições e rituais descritos a seguir são referentes à Bruxaria Feérica, que é a religião moderna das fadas. Ela é baseada em crenças tradicionais sobre as fadas na cultura celta e um pouco das crenças tradicionais sobre os elfos na cultura nórdica.

Para a Bruxaria Feérica, as celebrações sazonais começam ao pôr do sol da data estipulada e duram até o pôr do sol do dia seguinte. Além disso, são convidados a participar dos rituais os três Poderes honrados por essa religião, sendo eles: as fadas amigáveis aos humanos, os antepassados e os Deuses liminares, que são Deuses do Mundo das Fadas.

Na cultura celta o ano é dividido em duas partes, sendo uma clara e a outra escura. A metade clara do ano (primavera/verão) é regida por dois Deuses liminares: a Senhora da Floresta Verdejante e o Senhor da Floresta Selvagem. Já a metade escura do ano (outono/inverno) é regida por outros dois Deuses do Outro Mundo: a Senhora do Vento e o Caçador da Floresta de Inverno. Assim, em cada ritual devem ser honrados os Deuses liminares que estiverem regendo a parte do ano em questão

Quanto às fadas, é importante lembrar da crença tradicional de que elas não gostam de ser chamadas dessa forma. Por isso, durante os rituais você deve se referir a elas por meio de eufemismos como Daoine Sí, Bom Povo, Bons Vizinhos, entre outros. Você pode conhecer todos os eufemismos e o motivo para o seu uso nesse post aqui.

Nos rituais não há o uso de um círculo mágico para conter a energia do ritual ou proteger você. Por isso é importante conhecer bem todas as formas de se proteger de espíritos mal-intencionados.

Ao final de cada ritual é sugerido fazer uma divinação para verificar se as oferendas foram bem recebidas. Essa divinação pode ser feita da forma que você preferir, usando o método com que você se sente mais confortável (por exemplo, pêndulo, tarô, runas, ogham, etc).

Agora sim, as comemorações e os rituais 🙂

Rituais sazonais da cultura celta para se conectar com as fadas: Samhaim, Solstício de Inverno, Imbolc, Equinócio de primavera, Bealtaine, Solstício de Verão, Lúnasa e Equinócio de Outono

Photo by freestocks.org on Unsplash

1. Solstício de Inverno

O Solstício de Inverno marca o início do inverno, sendo o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Ele acontece entre os dias 20 e 23 de dezembro no hemisfério norte e entre os dias 20 e 23 de junho no hemisfério sul.

No hemisfério norte o Solstício de Inverno cai na mesma época do Natal e partilha algumas características com essa festa cristã. Isso acontece porque muitas das tradições do Natal são inspiradas crenças mais antigas, como a crença celta nas fadas.

Na Bruxaria Feérica essa é uma época de caridade e presentes podem ser dados para todas as pessoas com quem você interage (como lembrancinhas de Natal). Esses presentes geralmente são alimentos típicos da estação ou vale-presentes para um restaurante.

Esse também é um momento para honrar os mortos. Uma forma de fazer isso é colocar um lugar a mais na mesa no dia do solstício. Outras formas rituais estão descritas a seguir.

Ritual de Solstício de Inverno

Queime um incenso de limpeza energética e convide os Poderes. Você pode fazer uma prece anunciando que o inverno começou. Em seguida acenda uma vela branca no altar para honrar os mortos e para ajudar a guiar as almas errantes, já que nessa época os feéricos mal-intencionados, como a Caçada Selvagem, têm maior influência sobre o mundo humano.

Nesse momento você pode fazer um trabalho mágico ou uma meditação. Caso você não queira fazer nenhum dos dois, pode começar a fazer as oferendas.

Oferendas tradicionais para esse ritual são biscoitos e leite. Também é costume fazer uma oferenda especial de mingau com um pouco de manteiga para o espírito da casa como forma de demonstrar gratidão. Faça divinação para verificar se suas oferendas foram bem recebidas. Por fim, convide os poderes a partir. Peça que haja paz e amizade entre você e os Daoine Sí. Agradeça os Deuses liminares e os antepassados.

Rituais sazonais da cultura celta para se conectar com as fadas: Samhaim, Solstício de Inverno, Imbolc, Equinócio de primavera, Bealtaine, Solstício de Verão, Lúnasa e Equinócio de Outono

Photo by Kris Atomic on Unsplash

2. Equinócio de Primavera

O Equinócio de Primavera marca o início da primavera, sendo um momento em que a duração do dia e da noite está em equilíbrio. Ele acontece entre os dias 20 e 23 de março no hemisfério norte e entre os dias 20 e 23 de setembro no hemisfério sul.

Nessa época o calor está visivelmente começando a superar o frio e se inicia a metade clara do ano. É um bom momento para estabelecer novos objetivos e escolher o que você vai nutrir durante a estação de crescimento que está começando.

Na Bruxaria Feérica essa é também uma época para celebrar os antepassados mais próximos de nós. Podemos fazer isso contando histórias sobre eles e fazendo uma refeição com os alimentos que eles gostavam.

Você pode saber mais sobre a comemoração tradicional celta da Páscoa nesse post aqui.

Ritual de Equinócio de Primavera

Queime um incenso de limpeza energética e convide os Poderes. Você pode fazer uma prece ressaltando o equilíbrio desse período e pedindo que você também encontre o equilíbrio na sua vida e no seu caminho mágico entre esse e o Outro Mundo.

Nesse momento você pode fazer um trabalho mágico ou uma meditação. Uma sugestão é fazer uma pulseira com as suas intenções para esse ano. Escolha três cores de lã ou linha que representem as energias ou objetivos que você quer nutrir nos próximos seis meses. Teça uma pulseira com essas três cores de fios. Essa pulseira pode tanto ser usada quanto ser deixada no seu altar. Em seguida, faça as oferendas.

Oferendas tradicionais para esse ritual são leite e ovos. Continue o ritual como de costume. Faça divinação para verificar se suas oferendas foram bem recebidas. Por fim, convide os poderes a partir. Peça que haja paz e amizade entre você e os Daoine Sí. Agradeça os Deuses liminares e os antepassados.

Rituais sazonais da cultura celta para se conectar com as fadas: Samhaim, Solstício de Inverno, Imbolc, Equinócio de primavera, Bealtaine, Solstício de Verão, Lúnasa e Equinócio de Outono

Photo by Dakota Roos on Unsplash

3. Solstício de Verão

O Solstício de Verão marca o início do verão, sendo o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Essa data é muito associada às fadas, especialmente à Deusa irlandesa Áine, que é vista como uma Rainha Feérica.

Essa é a melhor época do ano para interagir com as fadas, pois aquelas que estão no nosso mundo nesse dia tendem a ser as mais inclinadas a simpatizar com os humanos.

É também o momento ideal para procurar novos aliados e fazer novos amigos no Outro Mundo. Isso pode ser feito por jornada astral, meditação ou estendendo suas oferendas a novos Poderes (Deuses, espíritos, etc).

Ritual de Solstício de Verão

Queime um incenso de limpeza energética e em seguida queime um incenso para bênçãos ou pétalas de rosas. Então convide os Poderes. Você pode fazer uma prece ressaltando que essa é uma época de celebração e também de maior atividade das fadas no mundo mortal. Também pode ser feita uma prece pedindo por proteção durante o período.

Nesse momento você pode fazer um trabalho mágico ou uma meditação. Caso você não queira fazer nenhum dos dois, pode começar a fazer as oferendas.

Oferendas tradicionais para esse ritual são doces, leite, mel, bolo e flores. O bolo deve ser repartido entre os Poderes, a pessoa que o preparou e seus entes queridos. Você também pode fazer uma oferenda específica para os espíritos da terra.

Faça divinação para verificar se suas oferendas foram bem recebidas. Por fim, convide os poderes a partir. Peça que haja paz e amizade entre você e os Daoine Sí. Agradeça os Deuses liminares e os antepassados.

Rituais sazonais da cultura celta para se conectar com as fadas: Samhaim, Solstício de Inverno, Imbolc, Equinócio de primavera, Bealtaine, Solstício de Verão, Lúnasa e Equinócio de Outono

Photo by Timothy Eberly on Unsplash

4. Equinócio de Outono

O Equinócio de Outono marca o início do outono, sendo um momento em que a duração do dia e da noite está em equilíbrio. Ele acontece entre os dias 20 e 23 de setembro no hemisfério norte e entre os dias 20 e 23 de março no hemisfério sul.

Essa é uma data de reflexão e introspecção. É o momento em que as coisas que estabelecemos como metas na primavera estão prontas para serem colhidas.

É também um momento de fazer caridade. Você pode fazer doações para uma organização que ajuda os mais pobres, de preferência que ajuda as pessoas da sua própria comunidade.

Um bolo especial pode ser assado para representar a fartura do ano que está chegando ao fim. Uma refeição de cordeiro ou ganso pode ser feita após o ritual.

Ritual de Equinócio de Outono

Queime um incenso de limpeza energética e convide os Poderes. Você pode fazer uma prece ressaltando a gratidão pela colheita de tudo que você plantou e nutriu ao longo do ano que está terminando. Também podem ser pedidas bênçãos de fertilidade da terra e proteção da comunidade.

Nesse momento você pode fazer um trabalho mágico ou uma meditação. Se você fez uma pulseira no Equinócio de Primavera, pode queimá-la agora para colher simbolicamente suas intenções. Ou então você pode escrever suas conquistas num papel e queimá-lo. Em seguida, faça as oferendas.

Oferendas tradicionais para esse ritual são bolos. Faça divinação para verificar se suas oferendas foram bem recebidas. Por fim, convide os poderes a partir. Peça que haja paz e amizade entre você e os Daoine Sí. Agradeça os Deuses liminares e os antepassados.

Agora que você já conhece o significado e a forma de celebrar os solstícios e equinócios à maneira feérica, já pode começar a celebrá-los e aumentar sua conexão e amizade com as fadas 🙂 E se você quer saber mais sobre os Festivais do Fogo é só acessar esse post aqui.

Referência: Fairycraft – Following the Path of Fairy Witchcraft, Morgan Daimler, 2016.

Rituais sazonais da cultura celta para se conectar com as fadas: Samhaim, Solstício de Inverno, Imbolc, Equinócio de primavera, Bealtaine, Solstício de Verão, Lúnasa e Equinócio de Outono

Você também pode gostar desses posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *