Outono: entre no clima dessa estação aconchegante

  04/06/2016

outono-inicio

Quando foi a última vez que a mudança da estação trouxe também alguma mudança pra sua vida? Digo, algo além de ter que levar um casaco ou um guarda-chuva pra todo canto. Vivendo em um país com estações pouco definidas e mercados abarrotados de todo tipo de alimento o ano inteiro, fica difícil mesmo perceber alguma diferença além de sol de rachar x frio de rachar. Hoje os sinais da mudança de uma estação para outra podem até não ser muitos, mas na antiguidade, quando a vida dos povos era entrelaçada aos ciclos da natureza, cada estação tinha um significado e era celebrada com muita festa. Que tal recuperar esse costume e trazer um pouco do outono pra sua vida?

outono-plano-de-fundo

1. Mude o plano de fundo do seu celular/computador

Pode ser uma coisa super simples, mas às vezes a vida é tão corrida que quando nos damos conta já é julho e precisamos andar encapotados. Colocando um plano de fundo outonal nos seus gadgets você sempre vai lembrar que é outono. E o melhor: a imagem pode representar o outono da sua imaginação, com folhas alaranjadas, abóboras e tudo mais.

2. Tenha uma versão laranja de tudo

Brincadeirinha! Mas trazer as cores típicas do outono pro seu cotidiano é um ótimo jeito de entrar no espírito da estação. Laranja, roxo, marrom, verde-musgo e mostarda são algumas das cores que deixam tudo com uma cara mais outonal. Você pode usá-las na decoração da casa, suas roupas, acessórios, maquiagem e até objetos que você leva por aí no dia-a-dia como caneta, carteira e capinha de celular. Sem esquecer do jeito mais fácil de todos: pintar as unhas!

outono-aconchegante-velas

3. Espalhe o aroma do outono

Sabe quando você sente um aroma e sua mente é instantaneamente transportada pra outro lugar? Esse lugar pode ser o outono! Você pode perfumar seu quarto ou sua casa com aromas da estação como canela, maçã, baunilha, âmbar, ou qualquer outro aroma que para você seja a cara do outono. Também vale trazer esses aromas pro seu dia-a-dia com perfumes e hidratantes.

4. Deixe o ambiente aconchegante

Nesse tempo frio, nada como descansar num lugar aconchegante! Se você ainda não tem um lugar assim na sua casa, é só colocar almofadas e uma manta bem quentinha na poltrona, no sofá ou até mesmo na sua cama. Acender uma vela com o aroma do outono deixa tudo ainda mais aconchegante. Depois é só se perder nesse novo ninho, tomando um chá, lendo ou vendo um filme.

5. Saboreie o outono

Parece que alguns sabores combinam mais com uma estação do que com outra, né? No outono dá vontade de comer coisas mais condimentadas, que aquecem por dentro e dão uma sensação de bem-estar. Aproveite esses meses para trazer pra sua alimentação os sabores que são a cara do outono! Você pode experimentar maçã cozida com canela, biscoito de gengibre ou chai latte (meus favoritos!). Assar alguma coisa com sabor outonal, como bolo de maçã, também é uma boa. Dá um trabalhinho, mas o calor do forno numa noite de outono e o cheiro que fica pela casa vale a pena. Além de comer o bolo, é claro!

outono-pise-nas-folhas-secas

6. Pise numa folha seca

Fala sério, nada como a sensação de pisar numa folha bem seca e ouvir aquele barulho característico. É a música do outono 🙂

7. Agradeça

Para os antigos povos da Europa o outono era a época das últimas colheitas e de armazenar tudo o que foi produzido nos meses quentes para alimentar a população durante os meses mais frios. Eles realizavam uma grande festa pra agradecer as divindades por tudo que foi colhido e caçado, além de agradecerem também tudo mais que haviam conquistado até aquele momento do ano. Nos Estados Unidos o espírito dessa celebração continua existindo no Dia de Ação de Graças, mas por aqui não temos nada parecido. Que tal retomar essa tradição? Você pode tornar o outono uma época de reflexão, agradecer tudo o que conquistou e até mesmo avaliar se tem investido sua energia em coisas que realmente importam. Assim como a natureza termina mais um ciclo, você também pode fechar um ciclo na sua vida e repensar o caminho a seguir 🙂

Com a correria do cotidiano acabamos deixando a vida passar em branco, todo dia sempre igual. Sem relembrar os ritos de passagem que os antigos tão sabiamente perceberam na natureza, vamos vivendo um dia depois do outro e quando nos damos conta já é Natal. O final do ano chega e com ele aquela sensação de mais um ano desperdiçado. Por isso, ao trazer os elementos do outono pro dia a dia, não estamos apenas perdendo tempo, como muitas pessoas podem dizer. Além de divertido, comemorar a passagem das estações é uma forma de celebrar a vida.

Qual é o seu jeito favorito de trazer o outono pro dia-a-dia?

Posts Relacionados

5 thoughts on “Outono: entre no clima dessa estação aconchegante

  1. Mari

    Eu amo essa estação… Claro que esse ano parece que o inverno atropelou o outono, né, mas tudo bem. Amo cheiro de outono, sabe? Canela, maçã, fogo na lareira. As folhas caídas na rua.
    Bem que a gente podia ter um outono mais definido, né?
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    Reply
  2. Juliara Vasconcelos

    Nossa, adorei o post. Acho essencial essa conexão com as estações do ano e principalmente a natureza. E não tem combinação melhor pro outono do que maçã e canela <3

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *