Fadas na Cultura Celta

  11/03/2016

As fadas da cultura celta são as que mais aparecem na literatura feérica atual, nos filmes e na cultura pop em geral. É dos celtas que vêm referências como a divisão das fadas entre a corte do verão e a corte do inverno ou o costume das fadas de levar humanos ao seu mundo para nunca mais voltar, como acontece no livro Lua de Fadas da escritora Eddie Van Feu. Nesse post falarei sobre o folclore da Irlanda, pois apesar de as crenças de todos os países celtas terem muitas semelhanças, minhas histórias favoritas são as irlandesas.

Fada tocando flauta ao lado de uma criatura encantada

Fonte: http://jojoesart.deviantart.com/

1. Origem das fadas

Existem muitos relatos de humanos que viram as fadas ou ouviram a música de suas festas, então acredita-se que as fadas podem mudar de aparência e se tornar visíveis ou invisíveis para os humanos conforme sua vontade. Elas podem também levar humanos e animais para o Outro Mundo, às vezes pra sempre. Nesses relatos de pessoas levadas o mundo das fadas parece se misturar de alguma forma com o mundo dos mortos: há muitas histórias sobre pessoas que pareceram morrer mas na verdade foram levadas pelas fadas, e muitas vezes um ente querido consegue trazê-las de volta das mais variadas formas. As vítimas preferidas das fadas são esposas jovens, bebês, crianças, músicos e cachorros, tudo o que elas podem querer para se divertir haha.

Devido a histórias desse tipo, as fadas são vistas como criaturas geniosas e que devem ser muito respeitadas. Era até costume entre os celtas não chamá-las pelo nome mas sim por expressões como “Povo Pequeno”, “Povo Bom”, “A Nobreza”, “O Povo”, entre outros nomes nesse estilo (qualquer semelhança com Você-Sabe-Quem não é mera coincidência haha).
Fada encantada na cultura celta

Fonte: http://zolmariee.deviantart.com

2. Tipos de fadas

No folclore celta existem basicamente dois tipos de fadas: a elite das fadas, chamada de Sídhe, e as fadas-plebeus, que tem vários nomes dependendo de sua espécie (como banshee, a fada que anuncia a morte de membros de certas famílias, e leprechaun, aquele homenzinho ruivo que guarda o pote de ouro no fim do arco-íris). Na cultura atual todos os habitantes do Outro Mundo são agrupados sob o nome de Fae.

Existem fadas de todos os tamanhos, desde aquelas maiores do que os humanos até aquelas bem pequenininhas. As roupas delas também variam, mas dois elementos constantes são chapéus vermelhos e roupas verdes, sendo essa última especialmente pras donzelas feéricas.

As fadas fazem suas casas embaixo de colinas e montes, especialmente aqueles nos quais há uma árvore solitária. Mas é claro que elas também vão a outros lugares, fazem festas nos bosques e andam por aí nas “procissões de fadas”, passeios que elas dão depois do anoitecer por lugares específicos. E ai dos humanos que se colocarem no caminho delas! Cortar um arbusto ou estar no caminho da procissão pode ser motivo para ser levado pelas fadas. Há até relatos de uma casa que foi construída bem na rota de uma procissão das fadas e à noite as janelas dessa casa sempre se abriam “sozinhas” pra deixar as fadas passarem.
Como não irritar as fadas

Fonte: http://sandara.deviantart.com/

3. Como não irritar as fadas

As fadas são muito irritáveis. Não é que elas sejam naturalmente malignas nem nada disso, mas também não são super boazinhas. Elas são sim muito orgulhosas e um pouco, digamos, geniosas (a.k.a.: gostam de ver o circo pegar fogo haha). Por isso os humanos evitam mexer com elas e, quando sabem o que estão fazendo, tentam agradá-las. Acredita-se que se uma fada gosta da forma como você a tratou ela vai presentear te presentear – pode ser com comida ou com outros presentes mesmo – e se ela achar que você a ofendeu, aí já era, ela pode fazer sua vaca não dar mais leite, te cegar e até te levar pro mundo delas (e acredite, não vai ser legal, você seria um escravo lá). Há relatos que em certas noites “mágicas” as mães irlandesas recomendam que sua família não saia de casa pra evitar topar com uma fada e acabar se dando mal.

Então o que as pessoas fazem pra não irritar as fadas? Basicamente três coisas: não causar nos lugares onde elas moram (os montes, arbustos e árvores que são considerados feéricos), não ficar bisbilhotando a vida delas e se por um infortúnio terrível a pessoa acabou vendo uma fada, não se dirigir a ela, finjir que não a viu e sair do local o mais rápido possível, talvez assim a pessoa ainda tenha uma chance haha . Essa última situação é bem curiosa: se as fadas podem se tornar visíveis ou invisíveis sempre que quiserem, porque elas aparecem pros humanos quando não querem ser vistas? Só posso imaginar que é por causa daquela característica que citei antes, criaturas geniosas haha.

Se você for um desses humanos sortudos e cuidadosos que conseguem não irritar as fadas você pode tentar agradá-las. Quando chega a noite, deixe sempre a casa limpa, além de água limpa e comida disponíveis para as fadas. Ah, e vá dormir cedo, porque elas podem querer fazer uma festa na sua casa e não querem ser atrapalhadas pela sua presença humana. A próxima dica é mais improvável, mas muito presente no folclore irlandês: sempre deixe um pouco do leite ordenhado pras fadas. Será que vale leite da caixinha? E sabe quando você tá comendo e cai um pedaço no chão? Não pegue de volta, as fadas querem. No final a diferença entre como agradá-las e como não irritá-las acaba sendo bem tênue. Por via das dúvidas, melhor deixar as fadas viverem a vida delas em paz :p

Você já conhecia o folclore irlandês sobre as fadas? Qual é sua dica pessoal pra agradar essas criaturas que nos encantam tanto?

Referência: The Fairy-Faith in Celtic Countries, W.Y. Evans-Wentz, 1911.

Posts Relacionados

8 thoughts on “Fadas na Cultura Celta

  1. Ichigo

    “E sabe quando você tá comendo e cai um pedaço no chão? Não pegue de volta, as fadas querem.” As formigas também :X

    Primeiro devo dizer que dsogihofdiuhgofdhgnfh GENTE QUE POSTA OS CRÉDITOS E REFERÊNCIAS QUANTO AMOOOOR!!!
    Caham, voltando….
    Eu tenho livro de cultura celta e uns livros sobre fadas (um dos meus próximos post será sobre livros, mas dveo postar só em abril), logo tem coisas que já sabia sim. Eu levaria balas de coco ou ouros doces com glitter, haha xD e dançaria a luz do luar x3

    Beijooos!

    Reply
    1. Maeve Post author

      Hahaha, fato! Será que as formigas são emissárias das fadas? :p Já fiquei ansiosa pra conhecer seus livros hehe

      Reply
  2. Rubyane

    Eu acho a cultura celta um tanto quanto fascinante, então nem preciso dizer que adorei esse post *-* hahaha
    Sempre fico feliz quando vejo alguém citando banshee (eu adoro as banshee)!
    Adorei o seu blog também!

    Reply
    1. Maeve Post author

      A cultura celta é muito incrível <3 Ainda vou falar bastante sobre ela aqui! Mais sobre fadas, druidas, festivais, fico empolgada só de comentar sobre isso haha Não conhecia ninguém que adora banshees! Que demais *o*

      Reply
    1. Maeve Post author

      Oi Luana! As fadas não são nem do bem, nem do mal. Assim como no mundo dos humanos, no mundo das fadas tem tanto seres bondosos quanto maldosos. Uma coisa bem interessante das lendas é que muitas vezes as fadas não ligam muito pra serem boas ou más, elas ligam mais pra conseguirem viver como elas querem. Bem parecido com os humanos mesmo, né?

      Reply
  3. luana veras

    É vdd muito obg rs estou fazendo um profundo estudo sobre as fadas e estou gostando mto vc teria algum livro para me indicar??

    Reply
    1. Maeve Post author

      Ahh que legal! Estudar as fadas é muito apaixonante, né? <3

      Em português tem o livro Magia das Fadas da autora Eddie Van Feu, é curtinho e com bastante informação. É um livro esotérico, então tem alguma coisa de paganismo, mas fala bastante sobre a mitologia das fadas.

      Em inglês tem o meu livro favorito da vida que é o Fairy Faith in Celtic Countries. Esse livro conta a pesquisa de campo do autor, ele ficou anos viajando pelas terras celtas e coletando relatos dos moradores de lá sobre as fadas. É simplesmente perfeito!

      E também tem vários livros de ficção em que aparecem fadas ou o mundo das fadas. Vários deles tem base na mitologia de verdade *-* Eu já fiz uma lista de livros sobre fadas aqui no blog, se você quiser dar uma olhada, tá aqui: http://fadamoderna.com/livros-sobre-fadas

      Beijoss e boa sorte nos seus estudos 🙂

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *