Como não irritar as fadas (e se proteger da ira delas)

  01/05/2018
Dicas para não irritar as fadas segundo a mitologia celta e como se proteger das fadas que querem o seu mal

Photo by Rob Potter on Unsplash01

Da mesma forma que uma pessoa não deve tentar lidar com nada perigoso sem saber como fazer isso de forma segura, uma pessoa também não deve começar a mexer com as fadas sem saber como se proteger caso seja necessário!

As antigas histórias celtas nos mostram que os feéricos são seres poderosos que podem tanto ajudar quanto prejudicar os humanos. Por isso, para construir uma boa relação com eles é essencial aprender a lidar com as fadas de forma segura.

O próprio folclore sobre as fadas nos ensina muito do que precisamos saber para não irritá-las nem nos meter em problemas quando estamos construindo nossa relação com elas. As 5 dicas a seguir foram extraídas das histórias antigas e vão te ajudar a lidar com as fadas de forma segura.

Como não irritar as fadas

Dicas para não irritar as fadas segundo a mitologia celta e como se proteger das fadas que querem o seu mal

Photo by Natalia Y on Unsplash

1. Conheça bem o folclore tradicional sobre as fadas

Lidar com as fadas é uma coisa complicada porque a cultura delas é totalmente diferente da nossa e é perigoso interagir com elas sem entender isso. Por isso é importante ter um grande conhecimento do folclore tradicional e dos mitos sobre as fadas. Quanto mais você estuda essas histórias, melhor você entende as regras sociais que existem na Terra das Fadas.

O foco principal desse estudo costuma ser a mitologia celta e um pouco da mitologia nórdica. Apesar disso, você pode estudar as lendas sobre fadas de qualquer cultura, desde que você faça um esforço para entender o máximo que você conseguir sobre essas lendas.

2. Use eufemismos para se referir às fadas

Eufemismos são palavras mais agradáveis que são usadas para minimizar o peso de outra palavra. No caso das fadas, acredita-se que elas não gostam de ser chamadas dessa forma e que isso pode até irritá-las. Assim, para tentar atrair a atenção dos feéricos de forma positiva, as histórias antigas usam outras palavras mais positivas, os eufemismos, para se referir a elas.

Esses eufemismos incluem: Povo Justo, Nobreza, Bons Vizinhos, Bom Povo, Outro Povo, Povo Oculto, Benção da Mãe e Pessoas de Paz. Se você puder evitar, o melhor é não se referir a elas como “fadas”, especialmente em voz alta.

Dicas para não irritar as fadas segundo a mitologia celta e como se proteger das fadas que querem o seu mal

Photo by Natalia Y on Unsplash

3. Nunca fale obrigada para uma fada

Você sempre deve mostrar gratidão pelas bênçãos recebidas das fadas, mas nunca deve usar a palavra obrigada. Acredita-se que dizer obrigada pode ofender a fada, fazendo parecer que o humano se sente superior a ela. Também se acredita que seja perigoso porque usar essa palavra deixa a pessoa em débito com a fada e por isso ela poderá pedir qualquer coisa em troca.

Em vez disso, demonstre com presentes sua gratidão por qualquer ajuda, benção ou presentes recebidos. Você pode oferecer um alimento ou uma bebida que tiver com você no momento, ou pode ter alguns itens separados para esse tipo de presente.

Além disso, em vez de dizer “obrigada” você pode dizer “eu sou grata por…” para expressar o mesmo sentimento.

4. Nunca minta para uma fada

As fadas são absolutamente honestas e esperam o mesmo de nós. Elas tendem a reagir muito mal quando descobrem uma mentira! Por isso uma pessoa nunca deve mentir para um feérico. O melhor é dizer a verdade ou ficar em silêncio, caso falar a verdade seja imprudente.

5. Nunca faça uma promessa que você não pode cumprir

Juramentos são um compromisso muito sério. Eles podem ser uma ótima forma de nutrir uma relação mais próxima com a Terra das Fadas e até mesmo criar uma relação de amizade com uma fada em específico, mas você deve ter o cuidado de nunca prometer algo que não pode realmente cumprir.

As consequências de não cumprir um juramento vão desde enfraquecer o poder da sua palavra, atrair má sorte e irritar os espíritos com os quais você está lidando até sofrer uma punição.

Dicas para não irritar as fadas segundo a mitologia celta e como se proteger das fadas que querem o seu mal

Photo by Brooke Lark on Unsplash

Como compensar uma ofensa às fadas

Se não teve jeito e por acaso você acabou ofendendo uma fada, a melhor estratégia é fazer imediatamente um pedido de desculpas e uma oferenda de nata (ou creme de leite), mel e pão ou biscoitos.

Esse pedido de desculpas, porém, só funciona com ofensas pequenas, como perturbar um anel de fadas. Quanto maior for a ofensa, mais extrema será a resposta das fadas e maior deve ser o seu esforço para se desculpar pelo ocorrido.

As principais formas que as fadas revidam uma ofensa é amaldiçoando o ofensor com má sorte, doenças ou loucura.

Dicas para não irritar as fadas segundo a mitologia celta e como se proteger das fadas que querem o seu mal

Photo by Landis Brown on Unsplash

Como se proteger das fadas que querem o seu mal

Às vezes algumas fadas podem querer te fazer mal, mesmo que você tenha seguido todas as regras de etiqueta feérica. Nesses casos, o melhor é se proteger com outros métodos.

Não existe um tipo de proteção que vai funcionar com todas as fadas o tempo todo. Na verdade, diferentes tipos de fadas muitas vezes têm coisas bem específicas que podem ser usadas para se proteger contra elas. Por isso é tão importante conhecer as lendas das fadas.

No folclore celta o ferro é recomendado como uma forma de proteção contra um grande número de feéricos. O tipo de objeto não é tão importante, então qualquer coisa feita de ferro pode ser usada para fins de proteção.

Nem todas as fadas são sensíveis ao ferro, mas aquelas que são realmente não toleram esse metal. Por isso você deve ter muito cuidado ao usar esse metal, já que ele vai afastar a maioria das fadas.

Dicas para não irritar as fadas segundo a mitologia celta e como se proteger das fadas que querem o seu mal

Photo by Annie Spratt on Unsplash

Outros métodos para se proteger das fadas

Além do ferro, vários outros métodos e objetos podem ser usados para você se proteger contra fadas que querem te fazer mal, sendo eles:

– Trevo de quatro folhas: tem a capacidade de dissipar o glamour das fadas. O glamour é a habilidade feérica de enganar uma pessoa fazendo ela acreditar que uma coisa é outra. Por exemplo, fazer um monte de folhas parecer um monte de dinheiro. Isso acontece em muitas histórias sobre fadas!

Sal: é usado para purificação e por isso se acredita que os seres não confiáveis não suportam ficar próximos de sal.

Pedra furada naturalmente: também é usada para dissipar o glamour das fadas.

Virar as roupas do avesso: outra forma de dissipar o glamour das fadas.

Sinos: o som das batidas de um sino afasta os espíritos que são mais inclinados a nos fazer mal. Para esses espíritos, o som dos sinos é penetrante e muito doloroso.

Ervas: erva-de-são-joão, margarida, verbena vermelha e giesta.

Lidar com as fadas tem os seus perigos, mas isso não precisa te impedir de se aproximar desses seres incríveis. Com o conhecimento certo para se proteger você pode nutrir uma relação segura de amizade e proximidade com a Terra das Fadas e os feéricos.

Referência: Fairycraft: Following The Path Of Fairy Witchcraft por Morgan Daimler.

Dicas para não irritar as fadas segundo a mitologia celta e como se proteger das fadas que querem o seu mal

Photo by Geran de Klerk on Unsplash

Você também pode gostar desses posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *