7 dicas para se conectar com a natureza na cidade grande

  04/08/2016

7 dicas para se conectar com a natureza na cidade grande

Se você é como eu, adora histórias de fantasia cheias de florestas e seres encantados, mas vive numa cidade grande. Você provavelmente gostaria de ter mais tempo para passar ao ar livre, ter algum lugar verde para visitar perto da sua casa ou simplesmente ter mais contato com a natureza, né?

E apesar de todos esses desejos, às vezes parece que o mais próximo que chegaremos da natureza “de verdade” é ver imagens na internet ou imaginar as cenas dos nossos livros favoritos.

Sempre imersos no concreto da cidade e na correria acabamos esquecendo que a natureza está ao nosso redor o tempo todo só esperando que a gente preste atenção nela. Muitas pessoas saem de casa antes do sol nascer, trabalham em ambientes fechados e só voltam para casa à noite. Se nem temos tempo pra respirar, quanto mais pra apreciar a natureza!

Mas é possível sim, e agora você vai conhecer 7 maneiras de se conectar com a natureza sem precisar sair do seu caminho, nesse exato instante, não importa onde você esteja 🙂

Abrir as janelas é uma forma de se conectar com a natureza na cidade grande.1. Abra as janelas
Abrir as janelas ao acordar é uma forma de se conectar com a natureza já logo cedo: o ar fresco entra, você ouve o vento e os passarinhos, dá uma olhada no céu e pode até ter uma ideia melhor de que roupa escolher para o clima do dia. Se você tiver um tempinho para olhar a natureza lá fora, melhor ainda!

2. Olhe para o céu
Mesmo que você esteja longe de parques ou outros lugares que normalmente imaginamos ao pensar em natureza, você sempre pode olhar para cima e ver o céu (nem que seja pela janela!).

Vivendo em nossos prédios com temperatura e iluminação controladas fica fácil esquecer a beleza do céu. Quem nunca se perguntou se “lá fora” está claro ou escuro? Chovendo ou fazendo sol?

Ao olhar para o céu sempre veremos uma imagem diferente, sejam nuvens branquinhas num fundo azul claro, vários tons de cinza ou um azul-marinho iluminado aqui e ali por estrelas. Dá até pra brincar de adivinhar o formato das nuvens 🙂

3. Sinta o calor do sol
O sol é um elemento tão corriqueiro na paisagem que às vezes até esquecemos que sem ele não existiria natureza! É a energia do sol que alimenta plantas, animais e seres humanos, que torna possível vivermos nossas vidas e, que coincidência, apreciarmos a natureza :p

Em um dia mais frio ou depois de horas no ar-condicionado, experimente ficar alguns minutinhos aproveitando o calor do sol e se conectando com ele.

Ver o pôr do sol é uma das formas de se conectar com a natureza na cidade grande.4. Veja o nascer do sol/pôr do sol
Você pode até não ter tempo de parar e ver o sol nascer ou se por, mas com certeza já se viu preso no trânsito num desses momentos. Ou então ficou trabalhando no fim da tarde e quando percebeu já precisava acender a luz, já era noite e você tinha perdido aquele breve momento em que o céu passa por tantas cores antes de ficar escuro.

Às vezes ficamos tão irritados no trânsito, tão ansiosos para terminar um trabalho ou tão concentrados em aproveitar o tempo com nossos smartphones, que acabamos perdendo uma ótima oportunidade de apreciar a beleza da natureza.

Que tal fazer um intervalo de 5 minutinhos no próximo pôr do sol?

5. Coma uma fruta
As frutas são uma parte da natureza que estão ao nosso alcance o tempo todo, seja em mercados, lanchonetes, ou até em redes de fast-food.

Temos sorte de viver num país com muitos tipos de frutas o ano inteiro, então aproveite para se conectar com a natureza sentindo o sabor docinho da sua fruta favorita.

6. Respire fundo
Mesmo que você passe muito tempo em lugares sem janela, ainda pode entrar em contato com um elemento da natureza indispensável aos seres humanos: o ar! Respire fundo.

Preste atenção no ar entrando e saindo dos seus pulmões, sinta-se conectado a essa parte da natureza. Vale até respirar perto da plantinha do escritório só pra sentir o cheiro das folhas e da terra.

A natureza está ao nosso redar na cidade grande, basta ficarmos atentos a ela. 7. Fique atento
A natureza está ao nosso redor o tempo todo, mesmo nas grandes cidades. Pode ser um vasinho na mesa do seu colega ou um pássaro cismando em cantar quando você vai almoçar.

Na maior parte do tempo estamos tão perdidos nos nossos pensamentos que acabamos deixando passar esses sinais sutis de que a natureza está sempre presente. Antes de se lamentar por não poder ir ao parque hoje, aproveite a natureza que já está ao seu redor!

Buscar a natureza na correria do dia-a-dia pode até se tornar um jogo: quantos pedaços de natureza você conseguiu encontrar na cidade hoje?

Posts Relacionados

4 thoughts on “7 dicas para se conectar com a natureza na cidade grande

    1. Maeve Post author

      Ahh Flavi, obrigada por me avisar! Adorei saber que a Dhy Ngetal tem blog <3 Também gostei do This is my world. Agora vou devorar as postagens antigas deles! haha Obrigada mesmo 🙂

      Beijoss
      Maeve

      Reply
  1. Juliana Torres

    Oi Maeve,
    Eu amo a natureza e obrigada pelas dicas. De todas a que mais gosto é ver o sol se por, não tem preço. Também amo sentir o vento e ouvir o canto dos pássaros. <3
    Eu te indiquei na TAG The versatile blogger award no meu blog, espero que goste.
    Beijos ;*

    Reply
    1. Maeve Post author

      Oi Juliana!

      Ahh, a natureza é muito encantadora mesmo <3 Bom saber que não sou a única que adora parar um pouco pra aproveitar essas preciosidades de cada dia.

      Beijoss
      Maeve

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *