6 lições de Moana para seguir seus sonhos

  25/08/2017

Lições da animação Moana sobre seguir seus sonhos

 [Esse post contém spoilers do filme]

Moana é um filme da Disney que veio para quebrar paradigmas e mostrar às mulheres que elas devem sim ir atrás do sonho grande. Sem romances, o filme mostra uma garota que tem o sonho de atravessar o mar, mas é dissuadida por sua família. Apesar de todos os votos contra, Moana segue a voz do seu coração e concretiza seu sonho, beneficiando todos a sua volta. A história mostra a parte nada glamurosa de perseguir nossos sonhos e tem ensinamentos que vão muito além de um filme infantil. Essas são seis coisas que eu aprendi com Moana:

1. Você já conhece o seu sonho grande.
É isso mesmo. Sem mas ou talvez. Você já sabe qual é o seu sonho grande. Desde criança Moana sabia da sua paixão pelo mar e da sua vontade imensa de navegar. Ela cresce e o sonho continua, ela fica na beira da água apenas imaginando o dia em que finalmente conseguirá realizar o sonho grande. Apesar de tentar com todas as forças ser o que os outros esperam dela, no fundo Moana sabe seu verdadeiro caminho.

2. Pessoas bem-intencionadas vão tentar te impedir.
Quando você escolhe um caminho diferente daquele que a maioria escolheu, as pessoas vão tentar te convencer do contrário. O pai de Moana sempre soube do amor da filha pelo mar. Apesar disso, ele diz para Moana que o futuro dela é governar o povo da ilha. Ela não deve navegar, não deve ultrapassar o recife de coral. E por que? Porque é perigoso. O desconhecido sempre assusta. Mas o perigo de uma vida de arrependimento é muito maior!

3. O caminho será difícil e você vai querer desistir.
Desde o primeiro dia no mar Moana percebe que o caminho para realizar seu sonho não será fácil. Ela sai da ilha contra a vontade de seu pai. No mar, percebe que não tem os conhecimentos necessários para navegar. Além de tudo, a única pessoa que poderia ajuda-la, o semi-deus Maui, não está lá muito a fim de cooperar. Mesmo assim Moana enfrentou seus medos, convenceu Maui a lhe ajudar, foi até o reino dos Monstros e atravessou o mar.

moana-4

4. Quando tudo parecer perdido, lembre-se do seu “por que”.
Quando Moana está quase completando sua missão, parece que tudo está perdido. O sonho parece impossível, Maui a abandona e a própria Moana abandona suas esperanças. É nesse momento que a única pessoa que a apoiou, sua avó, lhe lembra que a jornada é difícil e parece injusta, mas são as marcas da jornada que nos mostram quem somos. Com uma pergunta a avó lembra Moana de seu por que, o sonho grande: conduzir seu povo através do mar.

5. Ser você é o bastante.
Moana passa todo o filme procurando saber quem ela é. Depois de enfrentar desafios que os outros temiam e encarar os próprios medos, Moana percebe que o que realmente precisava era aceitar quem ela é, com seu amor pelo mar e pelo povo da ilha. Ela não precisava mudar quem era para ser completa. E você também pode sim alcançar seu sonho grande sendo quem você já é, mesmo que não veja nada de especial nisso.

6. Todos vão se beneficiar da sua coragem.
Quando Moana deixa a ilha os peixes haviam sumido, os cocos estavam estragados e o povo estava em perigo. Contra a vontade de todos, ela parte em busca do sonho grande. Quando retorna, Moana é recebida com alegria pelo povo e todos seguem juntos para uma nova etapa: velejar e descobrir novas ilhas. Apesar das pessoas tentarem te impedir por não compreenderem seu sonho, quando você realizá-lo, todos vão se alegrar e se beneficiar.

E o seu sonho grande, qual é? Que desafios você tem enfrentado para alcançá-lo? Estou curiosa pra saber

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *