5 dicas para desapegar do que não te acrescenta mais nesse outono

  21/03/2018
dicas para desapegar do que não te acrescenta mais nesse outono e ter uma vida mais mágica

Photo by Paul Green on Unsplash

Hoje é o equinócio de outono! O dia 21 de março marca o início oficial do outono. É a data perfeita para aprendermos algumas lições importantes com a natureza. Nessa época do ano as árvores perdem as folhas.Toda a natureza desapega do que não serve mais e abre espaço para se renovar na primavera.

Podemos aplicar essa sabedoria na nossa vida também, aproveitando os dias próximos ao equinócio de outono para desapegar de tudo que não faz mais sentido nas nossas vidas. Precisamos intencionalmente deixar para trás o peso do que não serve mais e abrir espaço para tudo de positivo que pode entrar na nossa vida.

E quando falo de desapego, não estou falando só objetos não! Muitas vezes as coisas das quais mais precisamos desapegar na verdade não são coisas. Crenças, hábitos e amizades que te desanimam são todas coisas que acabam tornando nossa vida pesada, às vezes até sem que a gente perceba. Então aproveite essa dica da mãe natureza: tá na hora de tornar a vida mais leve e abrir espaço pra magia acontecer!

Eu separei 5 dicas para ajudar você a por em prática esse detox outonal. Vem comigo 😊

Dicas para desapegar do que não acrescenta mais nesse outono e ter uma vida mais mágica

Photo by Annie Spratt on Unsplash

  1. Desapegue dos objetos que desperdiçam seu tempo.

Você pode começar desapegando das coisas óbvias como objetos quebrados, roupas estragadas e papéis inúteis. Depois você pode ir mais fundo e desapegar das coisas que não fazem mais sentido na vida que você tem hoje ou mesmo na vida mágica que você está batalhando para ter.  Podem ser materiais de hobbies que não te interessam mais, roupas que não fazem mais o seu estilo e coisas que drenam o seu tempo para mantê-las limpas e arrumadas, mas que na verdade não te trazem uma alegria verdadeira. Não tenha dó de desapegar desses sugadores de tempo da vida!

Por fim, depois de separar tudo que só tem pesado na sua vida, você pode doar o que estiver em bom estado para quem realmente vai usar. Pode ser uma amiga, alguém da sua família ou uma instituição de caridade. Assim você já aplica também a segunda lição do outono, que é a gratidão.

Dicas para desapegar do que não acrescenta mais nesse outono e ter uma vida mais mágica

Photo by Olu Eletu on Unsplash

  1. Desapegue do que te desanima nas redes sociais.

As redes sociais são o principal meio para nos conectarmos com as pessoas que admiramos e que nos inspiram. Apesar disso, é muito fácil nos sentirmos desanimados e, basicamente, a mosca do cocô do cavalo do bandido quando olhamos nosso feed nessas redes. Essa sensação ruim costuma acontecer quando entramos em contato com conteúdos de pessoas negativas e de pessoas “perfeitas”.

As pessoas que só brigam e compartilham desgraça nos fazem sentir todo o peso do mundo, mesmo que o problema não esteja diretamente sobre o nosso controle. Se você está buscando uma vida mais mágica, provavelmente é uma pessoa sensível e se abala seriamente quando vê essas postagens negativas. Se você já está fazendo a sua parte por um mundo melhor, não precisa ficar se martirizando vendo desgraça. Desapegue das pessoas negativas do seu feed.

Existe uma linha tênue entre uma pessoa que nos inspira e uma pessoa que nos põe pra baixo com sua perfeição. Se você acredita que uma pessoa é seu ídolo mas sempre que você vê as atualizações dela sente aquela pontada no peito, alguma coisa está errada. Se tem gente que só te faz lembrar de tudo o que você não tem ou não é, pode ser a hora de desapegar dessas pessoas “perfeitas” também. Nesse post indiquei alguns Instagrams que me inspiram a tornar minha vida cada dia mais mágica, dá uma olhada e vê se eles te inspiram também!

  1. Desapegue dos hábitos que te atrapalham.

Todo mundo gostaria de mudar algum hábito que atrapalha. Esse é um dos motivos da popularidade das resoluções de ano novo! Agora que estamos entrando no segundo trimestre do ano é uma boa hora para rever um hábito do qual você gostaria de se livrar e reafirmar sua intenção de muda-lo. Também é importante traçar um plano para fazer essa mudança acontecer.

Se você acha que é impossível mudar um hábito te recomendo o livro O Poder do Hábito, do autor Charles Duhigg. Nesse livro ele mostra como várias pessoas e comunidades conseguiram mudar seus hábitos. No capítulo final tem até um resumo passo-a-passo de como mudar um hábito. Se você não for ler o livro todo, vai na livraria e lê lá mesmo pelo menos esse capítulo final, vale a pena!

Dicas para desapegar do que não acrescenta mais nesse outono e ter uma vida mais mágica

Photo by Lucas Sankey on Unsplash

  1. Desapegue de crenças que te limitam.

Ao longo da vida desenvolvemos muitas crenças sobre nossas capacidades e sobre como o mundo funciona. Conforme crescemos várias dessas crenças se mostram bem diferentes da realidade e acabam mais atrapalhando do que ajudando na nossa jornada para uma vida mais mágica. As crenças são mais chatinhas de identificar do que os hábitos porque podemos acreditar tanto nelas que acabamos achando que são uma verdade universal em vez de uma crença disfuncional.

Você pode começar a descobrir as crenças que te limitam relembrando aquelas formas de pensar que sempre acabam te deixando pra baixo e te impedindo de seguir um caminho que você gostaria. Alguns exemplos dessas crenças são: imaginar sempre o pior das pessoas e das situações, acreditar que não merece as coisas boas da vida e, principalmente, acreditar que, por qualquer motivo, jamais vai conseguir mudar.

Depois de descobrir a crença que está te limitando você pode escolher enfrenta-la intencionalmente. Sempre que se pegar tendo pensamentos relacionados a sua crença disfuncional, diga a si mesmo o contrário!

Dicas para desapegar do que não acrescenta mais nesse outono e ter uma vida mais mágica

Photo by Dani Vivanco on Unsplash

  1. Desapegue de amizades que te põem pra baixo.

Essa talvez seja a dica mais complicada de aplicar. Eu mesma demorei anos até aceitar que algumas amizades me faziam mais mal do que bem e não valiam o meu esforço, mesmo que eu ainda goste muito dessas pessoas. A verdade é que a vida é curta demais para ficarmos falando de desgraça, pessimismo e colocando uns aos outros pra baixo. Quando uma amizade começa a parecer um peso e você sente que está sempre saindo das conversas pior do que chegou, é sinal de que está na hora de desapegar. E não se preocupe de ficar sem amigos ou qualquer coisa do tipo. Quando você abre espaço para amizades novas e positivas na sua vida, o Universo se encarrega de trazer as pessoas certas.

Depois de todo esse desapego tenho certeza de que você vai se sentir mais leve e já vai estar vivendo uma vida mais mágica 😊

Você já praticou algum desses desapegos na sua vida? Como foi o resultado? Me conta nos comentários!

Você também pode gostar desses posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *